Mané Pelado

Bolo Mané Pelado

O nome pode até ser engraçado, mas o bolo de tabuleiro feito principalmente de mandioca, queijo e coco é pra lá de delicioso. O charme do Mané Pelado é que, quando assado, o bolo fica macio por dentro mas com uma gostosa casquinha crocante e gratinada por fora. E como toda boa receita, diz a lenda que seu nome homenageia um agricultor que tinha o hábito de colher mandioca sem vestir nada. Outra história diz que um tal de Mané, supersticioso, fazia o bolo pelado para tudo dar certo. Há quem diga até hoje que estar sem roupas durante o preparo produz um resultado muito melhor. Alguém arrisca?

INGREDIENTES

500 g de mandioca crua descascada

1 ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso

1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco em flocos (cerca de 100g)

4 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

50g de manteiga derretida

¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml)

½ xícara (chá) de leite

1 pitada de sal

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

MODO DE PREPARO

Passe a mandioca pela parte grossa do ralador, transfira para uma tigela e cubra com 2 xícaras (chá) de água. Deixe de molho enquanto separa os outros ingredientes.

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira de 33 cm X 22 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e retire o excesso.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar, o sal, a manteiga e misture bem com um batedor de arame, até formar um creme ralo.

Passe a mandioca por uma peneira e aperte bem com uma espátula para retirar a água. Junte a mandioca na mistura de ovos, acrescente o coco, o queijo ralado, o leite e o leite de coco.

Misture com a espátula apenas para incorporar os ingredientes – o resultado é uma massa mais líquida com pedaços de mandioca, queijo e coco.

Transfira a massa para a assadeira e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até dourar.

Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os pedaços e servir.

Confira o vídeo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email

Quem curtiu essa receita também viu...

mingau pitinga

Mingau Pitinga

O mingau pitinga é um prato centenário que tem origens indígenas e influências africanas. Seu nome vem do tupi: apé tínga, podendo significar “algo branco”;

Leia Mais +
Vaca Atolada

Vaca Atolada

A vaca atolada, prato que remonta aos cozidos de antigamente, é conhecido de norte a sul do país. O que não quer dizer que todas

Leia Mais +

Comente com seu Perfil do Facebook