Vaca Atolada

Vaca Atolada

A vaca atolada, prato que remonta aos cozidos de antigamente, é conhecido de norte a sul do país. O que não quer dizer que todas as versões deste preparo sejam parecidas entre si. A versão mais comum é a que é feita com costela bovina e mandioca, muito tradicional em Minas Gerais. Em algumas regiões do Vale do Paraíba, era a banana e não a mandioca o ingrediente usado para compor a mistura. Há quem diga que, em Goiás, a vaca atolada é feita com costelinha suína, apesar do nome. A nossa versão vai um pouco além, fazendo uso da farinha de mandioca adicionada ao caldo para preparar um pirão no momento de servir.

INGREDIENTES

1 kg de costela bovina em pedaços

700 g mandioca descascada e picada em pedaços médios

1 cebola média picada

1 tomate picado

4 dentes de alho picados

½ pimenta dedo de moça picada

½ xícara de cerveja

1 folha de louro

½ xícara de cheiro verde picado

Óleo de girassol

Marinada para a costela:

1/2 colher sopa de sal

1 colher chá pimenta reino moída

1 xícara de cerveja

Farinha de mandioca fina para acompanhar.

MODO DE PREPARO

Tempere a costela com a marinada e deixe por 24h na geladeira. Em uma panela de pressão, frite bem toda a carne em um fio de óleo. Quando os pedaços estiverem bem dourados, retire do fogo e reserve.

Na mesma panela refogue a cebola, o tomate, o alho e a pimenta.  Adicione o caldo da marinada e a cerveja para deglaçar. Cozinhe por alguns minutos para reduzir o líquido.

Volte a costela para a panela, coloque a folha de louro, cubra com agua quente, feche a panela de pressão e cozinhe por 40 minutos.

Abra a panela com cuidado, acrescente a mandioca e mais água se necessário, acerte o sal, feche e cozinhe por mais 20 minutos ou até que a tudo esteja bem macio. Acrescente o cheiro verde picado na hora de servir.

Acrescente o cheiro verde picado na hora de servir.

Sugestão para servir: em um prato fundo, coloque 2 colheres de sopa de farinha de mandioca e com o caldo do cozimento faça um pirão. Sirva a vaca atolada sobre o pirão.

Confira o vídeo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email

Quem curtiu essa receita também viu...

mingau pitinga

Mingau Pitinga

O mingau pitinga é um prato centenário que tem origens indígenas e influências africanas. Seu nome vem do tupi: apé tínga, podendo significar “algo branco”;

Leia Mais +

Mané Pelado

O nome pode até ser engraçado, mas o bolo de tabuleiro feito principalmente de mandioca, queijo e coco é pra lá de delicioso. O charme

Leia Mais +

Comente com seu Perfil do Facebook