Mingau Pitinga

mingau pitinga

O mingau pitinga é um prato centenário que tem origens indígenas e influências africanas. Seu nome vem do tupi: apé tínga, podendo significar “algo branco”; em Pernambuco, pitinga é sinônimo de mingau. É preparado com a massa puba, também conhecida como farinha de puba ou carimã. Ela é resultado da fermentação natural, em água, das raízes da mandioca, onde a ação de microorganismos contribui para o amolecimento das raízes. Essa massa é batida com leite de coco, cebola refogada na manteiga e leite, e levada ao fogo para engrossar, servindo como base para os mais diversos acompanhamentos, como carne seca, camarões ou peixes curados. Conhecer este prato é conhecer uma parte importante da história do país e da cultura alimentar dos povos que habitam o Brasil há séculos.

INGREDIENTES

500 ml leite de vaca

200 ml leite de coco

200 g massa puba

100 g manteiga

1 cebola picada

sal a gosto

MODO DE PREPARO

Refogar a cebola na manteiga apenas para murchar e até ficar transparente.

Bater no liquidificador a cebola refogada na manteiga, a massa puba, o leite de coco, sal e um pouco do leite de vaca, até ficar uma mistura lisa e homogênea.

Cozinhar a mistura em fogo baixo por 20 minutos, mexendo sempre e acrescentando o leite aos poucos até atingir a consistência de um mingau bem mole.

Servir com a carne seca desfiada acebolada e bastante cebolinha picada.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email

Quem curtiu essa receita também viu...

Vaca Atolada

Vaca Atolada

A vaca atolada, prato que remonta aos cozidos de antigamente, é conhecido de norte a sul do país. O que não quer dizer que todas

Leia Mais +

Mané Pelado

O nome pode até ser engraçado, mas o bolo de tabuleiro feito principalmente de mandioca, queijo e coco é pra lá de delicioso. O charme

Leia Mais +

Comente com seu Perfil do Facebook